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MULTICARE VITALITY

ACEITE O DESAFIO DE TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

E GANHE PRÉMIOS, BÓNUS E DESCONTOS

Como vê não precisa de andar muito para encontrar dúvidas iguais às suas e respostas úteis para que comece já a utilizar Multicare Vitality com sucesso.

Se não encontrar o que procura, não hesite em dar uma corridinha a um dos nossos pontos de contacto: vitality@multicare.pt ou 217 948 834 (Chamada para a rede fixa nacional).
FAQs
​​​​​​​​​​​​​ ​​

1. PROGRAMA MULTICARE VITALITY
O que é o programa Multicare Vitality?
O Multicare Vitality é um programa disponibilizado através da App Multicare Vitality, que recompensa os seus utilizadores pela adoção de hábitos de vida saudáveis e pela prática de exercício físico.

Ao utilizar a App Multicare Vitality será desafiado a cumprir objetivos de atividade física e de estilo de vida que lhe permitem ganhar FidCoins (moeda digital Fidelidade) para trocar por vouchers nos parceiros Fidelidade. Pode acumular até 12€/mês em FidCoins. Adicionalmente, acumulará pontos pelo preenchimento das diferentes avaliações e por colocar os resultados dos seus Indicadores de Saúde e fazer prova de ter realizado exames médicos.

Todos os pontos acumulados irão traduzir-se no seu Status Vitality, que quanto maior for, maior será a sua recompensa anual.
Se quiser pode, ainda, comprar um smartwatch através da App e recuperar o valor do mesmo, até 300€ em 2 anos, em FidCoins. Consulte as restantes Faqs e fique a conhecer mais sobre este programa!​
Em que produtos o Programa Multicare Vitality está disponível?
O programa Multicare Vitality está disponível nos seguintes seguros em comercialização: 

Seguro Vida Risco Fidelidade (Individual)

· Seguro Vida;
· Plano de Proteção Vida;
· Seguro de Vida Família.

Seguro de Saúde Multicare

· Multicare 1*|2|3 (Individual e PME);
· Multicare Proteção Vital · 60+ Multicare 1|2;
· ​60+ Activcare 2 Este programa está ainda disponível em alguns seguros de saúde que já não estão em comercialização e em alguns seguros de saúde Multicare disponibilizados por empresas em benefício dos seus colaboradores.

Caso beneficie de um seguro nessas condições, contacte o Serviço de Apoio a Cliente para confirmar se o Programa Multicare Vitality está disponível para si.

 *Com exceção do Multicare 1, Opção 1 que não garante o acesso ao programa Multicare Vitality.
​​
Quem pode aderir ao programa Multicare Vitality?
Para aderir ao Programa Multicare Vitality, deve ter 18 ou mais anos e ser Pessoa Segura num Seguro de Saúde Multicare ou num Seguro Vida Risco Fidelidade que dê acesso ao programa Multicare Vitality. A utilização da App não está disponível para os Tomadores do Seguro que não são Pessoas Seguras.

2. DOWNLOAD E REGISTO NA APP MULTICARE VITALITY
Onde encontro a App Multicare Vitality?
A App Multicare Vitality está disponível na Play Store para telemóveis com sistema operativo Android e, na App Store para iPhone (versões superiores 14.0).
Como faço o registo na App?
· Se já usa o MyFidelidade, utilize as mesmas credenciais (NIF e Password);
· Se ainda não se registou, faça-o diretamente na App Multicare Vitality
As credenciais são válidas para todas as Apps do Ecossistema Fidelidade.​​​
3. PRIMEIROS PASSOS PARA USAR A APP MULTICARE VITALITY?
QUAIS SÃO OS PRIMEIROS PASSOS PARA COMEÇAR A USAR A APP MULTICARE VITALITY?
1. Emparelhe o seu telemóvel ou smartwatch
2. Ative a sua meta semanal de atividade física (objetivos semanais) e ganhe as primeiras FidCoins (2,5€) para trocar por vouchers na loja Fidelidade
3. Escolha o seu objetivo semanal de estilo de vida
4. Responda às avaliações de saúde, preencha os indicadores de saúde e exames médicos
5. Seja ativo e tenha comportamentos preventivos
4. OBJETIVOS SEMANAIS
Quais os objetivos semanais disponíveis e como tenho acesso?
Semanalmente é desafiado a cumprir 2 tipos de objetivos, de atividade física e de estilo de vida. Para aceder aos objetivos de atividade física deverá ativar a sua meta semanal, os de estilo de vida não precisam de ser ativados, basta que semanalmente escolha 1.​​​
Como funcionam os objetivos semanais disponíveis e o que ganho se os cumprir?
Todas as segundas-feiras são atribuídos objetivos semanais de atividade física e de estilo de vida.

· Atividade física: Meta de pontos alcançada por passos e/ou atividades que meçam o ritmo cardíaco. Ao cumprir, pode ganhar 250 FidCoins (2,5€) por semana.
· Estilo de vida: Escolha 1 de 3 objetivos atribuídos aleatoriamente. Ao cumprir, ganha 50 FidCoins (0,5€) por semana.
Já ativei a meta semanal. Quando começa e termina o meu objetivo semanal de atividade física?
O objetivo semanal começa na segunda-feira seguinte a ter ativado a meta semanal e termina no domingo às 23:59h. Por exemplo, se ativar o objetivo semanal numa terça-feira o objetivo iniciará na segunda-feira da semana seguinte. No entanto, mesmo que o objetivo semanal ainda não esteja ativo, o exercício físico sincronizado conta pontos para o seu status Vitality.​
Como são definidos os objetivos semanais de atividade física?
Após a ativação da meta semanal é-lhe atribuído um objetivo de 300 pontos. Depois, em função da sua atividade física, este objetivo poderá subir até aos 800 pontos (caso atinja os objetivos semanais) ou diminuir para 200 pontos (caso não os atinja). Os objetivos são definidos pela App Multicare Vitality com base no seu comportamento.​
Porque é que o meu novo objetivo semanal aumentou quando não atingi o último objetivo?
Os objetivos são definidos com base num algoritmo que tem em consideração o seu histórico de atividade física desde a ativação. Isto significa que o objetivo pode aumentar mesmo que não o tenha atingido na última semana, porque depende do seu comportamento nas semanas anteriores​.​​
Se receber mais pontos do que os exigidos para o meu objetivo semanal de atividade física, esses pontos transitam para a semana seguinte?
Não, mesmo que alcance pontos a mais, estes não transitam para a semana seguinte, mas serão contabilizados para aumentar o seu Status Vitality.
Quanto tempo tenho para sincronizar a atividade física para que seja contabilizada no meu objetivo semanal?
Os objetivos semanais de atividade física começam à segunda-feira (00:00) e terminam ao domingo (23:59). Tem, ainda, um período de 6 dias após terminar a semana para poder sincronizar o seu exercício físico, ou seja, pode sincronizar a sua atividade física até às 23h59 do sábado seguinte. ​​ ​​​​​​​
Já comecei a fazer exercício, mas não está a contar para o meu objetivo, o que faço?
Verifique se a sua meta semanal está ativa e caso não esteja, ative-a.
Se a sua meta semanal estiver ativa, verifique se o seu dispositivo ou a aplicação está devidamente emparelhado e se a atividade foi sincronizada (verifique na App, secção “Gerir Dispositivos”).
Caso continue com dificuldades, entre em contacto connosco por e-mail vitality@multicare.pt ou através do telefone 217 948 834.​​
Objetivo semanal de estilo de vida
Posso escolher os objetivos de estilo de vida?
Sim, semanalmente são-lhe atribuídos 3 objetivos de estilo de vida e deverá escolher um deles, aquele que se propõe realizar nessa semana.
Existem 3 tipos de objetivos: uns relacionados com comportamentos diários, outros com o perfil e outros de perguntas (quizzes) Na App receberá instruções de como o atingir. 
Quanto tempo tenho para registar o progresso de objetivo de estilo de estilo de vida?
O progresso e tempo para o registo dos objetivos de estilo de vida, variam consoante o objetivo que escolheu:
· Objetivos de comportamento diário: registe até às 23:59 de domingo.
· Objetivos de hábitos de sono: registe até às 12:00h do dia seguinte.
· Questionários ou perfis: responda no próprio dia ou até às 23:59 de domingo.
Posso alterar o registo relativo ao dia anterior durante o progresso de um objetivo?
Não é possível alterar o registo dos dias anteriores.​​
Onde posso encontrar as informações necessárias para responder aos quizzes?
Antes e depois de selecionar um objetivo de Quizz, encontrará todas as informações necessárias para responder ao mesmo, na secção “Como atingir o objetivo”.
Antes de responder às perguntas, deverá ler a informação disponível em “Leia os factos”, que o ajudará a obter a pontuação necessária.​
Posso repetir o Quizz se não obtiver a pontuação necessária?
Não, para atingir o objetivo e ganhar FidCoins, deverá ter um resultado igual ou superior a 75%. Uma vez iniciado o teste, não poderá fazer pausas ou repetir.​​
Ganho pontos por cumprir o meu objetivo de estilo de vida?
Não. Os objetivos de estilo de vida permitem acumular 50 FidCoins (0,5€) por cada objetivo cumprido.​​
Cumpri o meu objetivo semanal de estilo de vida, mas não recebi as FidCoins.
Objetivo semanal de estilo de vida
Se atingiu o seu objetivo semanal e não recebeu as suas FidCoins entre em contacto connosco por e-mail vitality@multicare.pt ou através do telefone 217 948 834, para que o possamos ajudar. ​
5. ATIVIDADE FÍSICA
Como posso receber pontos por atividade física?
Existem duas métricas que contribuem para o recebimento de pontos por atividade física através da App Multicare Vitality: Nº de Passos e Ritmo Cardíaco.

PONTOS ATRIBUÍDOS POR NÚMERO DE PASSOS

(Consultar na App em: "Para si" > "Ganhe Pontos" > "Atividade física" > "Passos")

PASSOS POR DIA

PONTOS

<7.500

0

7.500 - 9.999

50

10.000 - 14.999

100

+15.000

200

PONTOS ATRIBUIDOS POR FREQUÊNCIA CARDÍACA

(Consultar na App em: "Para si" > "Ganhe Pontos" > "Atividade física" > "Ritmo Cardíaco")

DURAÇÃO & FREQUÊNCIA CARDÍACA*

PONTOS

30 min com 60% FC máxima p/idade

100

30 min com 70% FC máxima p/idade

200

60 min com 60% FC máxima p/idade

200

20 min com 80% FC máxima p/idade *

200

60+ min com 70% FC máxima p/idade

300

90+ min com 60% FC máxima p/idade

300

*HIIT – High Intensity Interval Training – Treino de alta intensidade

**Fórmula para calcular o ritmo cardíaco máximo: 220-idade da pessoa.

Após calcular o seu ritmo cardíaco máximo, o Cliente deve verificar a quanto corresponde 60%, 70% ou 80% para saber quais são os valores para receber pontos pelo ritmo cardíaco.

Exemplo:

Cliente com 44 anos, com atividade física de 60m a 143BPM

220-44 anos = 176 (ritmo máximo)

176*0,60 = 105,60

176*0.70 = 123,20 < 143, ou seja, ganha o máximo de pontos.

​​ ​​
Porque é que a minha atividade física não aparece no menu "Pontos"?
Verifique quando ocorreu a última sincronização ou force a sincronização da sua atividade física acedendo a “Perfil” > “Definições” >” Aplicações e dispositivos”.
Lembre-se que pode demorar até 48 horas para que a atividade esteja sincronizada. Recomendamos que aceda à App Multicare Vitality de 2 em 2 dias para que a sua atividade física sincronize automaticamente.​
Faço atividade físoca mais do que uma vez por dia. Como é que os pontos vitality são atribuídos?
A App só contabiliza 1 atividade física por dia, a que lhe permitir ganhar mais pontos.
Por exemplo, caso faça 2 atividades num dia: uma que, através de ritmo cardíaco, lhe permite ganhar 200 pontos e outra, 100 pontos através de passos, só a primeira será contabilizada, pois é a que lhe permite ganhar o maior número de pontos.
​​
Não tenho um smartwatch, mas ando muito em casa e tenho uma passadeira. Como contabilizo a minha atividade?
Caso não tenha um smartwatch, deverá emparelhar a App Multicare Vitality com o seu telemóvel. Para isso deverá ter instalada a App Saúde (IOS) ou a App Samsung Health (Samsung) ou Google Fit (outros Android). Apenas os passos dados serão contabilizados.
Depois, basta ter o seu telefone sempre consigo e aceder à App Multicare Vitality de 2 em 2 dias para que a sua atividade física sincronize automaticamente.

Como sei qual foi a atividade física que contribuiu para ganhar pontos?
Consulte o seu” Objetivo semanal de atividade física” para verificar a atividade que contribuiu para ganhar pontos ou aceda a “Perfil” > “Histórico de Pontos” > “Ver tudo” > selecione “Filtro” > Escolha “Fique ativo” e consulte a atividade contabilizada.​
Já fiz a sincronização do exercício, mas não recebi as FidCoins do meu objetivo
Se atingiu o seu objetivo semanal de atividade física e não recebeu as suas FidCoins entre em contacto connosco por e-mail vitality@multicare.pt ou através do telefone 217 948 834, para que o possamos ajudar.
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6. DISPOSITIVOS E APLICAÇÕES
Que dispositivos e aplicações posso utilizar para sincronizar atividade física?
App Multicare Vitality - Compatibilidade de Smartwatches

A App Multicare Vitality regista informação sobre os seus passos e o seu ritmo cardíaco. Para que o ritmo cardíaco seja contabilizado deverá ter um Smartwatch compatível. Se tiver um Smartwatch, deverá verificar na tabela abaixo quais os dados elegíveis e quais as Apps que precisa de ter instaladas para permitir que os dados sejam considerados na app Multicare Vitality.​


Dispositivos e aplicações a utilizar para sincronizar atividade física:

SMARTWATCH APPS NECESSÁRIAS SINCRONIZAÇÃO EMPARELHAMENTO COM VITALITY ATIVIDADE
PASSOS RITMO CARDÍACO
Apple Watch Apple Saúde Automática Direto
Garmin Garmin Connect Automática Direto
FitBit FitBit Automática (1) Direto
Suunto Suunto Automática Direto
Polar Polar Flow Automática Direto
Samsung Samsung Health Automática Direto
Withings Withings Health Mate Automática Direto
Xiaomi (2) Mi FIT Automática Google Fit
Amazfit (2) Zepp Automática Google Fit

(1) Desde que o Bluetooth esteja ligado.

(2) Por motivos alheios à Seguradora, não conseguimos garantir que os dados de passos registados e ritmo cardíaco na App MiFit e Zepp sejam bem pontuados na App Multicare Vitality.


Se tiver um smartwatch Amazfit ou Xiaomi siga as seguintes instruções:

· Emparelhe a App associada ao seu Smartwatch com a App Google Fit.
· Emparelhe o Google Fit com a App Multicare Vitality.
· ​Sincronize o Google Fit com a App Multicare Vitality no dia seguinte à realização da atividade, só assim conseguimos garantir a correta sincronização. Esta sincronização poderá demorar 48h.
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Como é feito o emparelhamento com as Apps do telemóvel?
Apple Saúde
· Aceda à App Multicare Vitality
· Emparelhe com a Apple: em “Perfil” > “Definições” > “Aplicações e dispositivos” selecionar a opção “Apple” e carregue em “Emparelhar agora” (dê as permissões necessárias)
· Aceda à App Multicare Vitality de 2 em 2 dias para que a sua atividade física sincronize automaticamente.

Samsung Health
· Aceda à App Multicare Vitality 
· Emparelhe com a Samsung Health: em “Perfil” > “Definições” > “Aplicações e dispositivos” selecionar a opção “Samsung Health” e carregue em “Emparelhar agora” (dê as permissões necessárias)
· Aceda à App Multicare Vitality de 2 em 2 dias para que a sua atividade física sincronize automaticamente.


Google Fit:
· Instale a App Google Fit disponível na Play Store
· Aceda à App Multicare Vitality
· Emparelhe com a Google Fit: em “Perfil” > “Definições” > “Aplicações e dispositivos” selecione a opção “Google Fit” (dê as permissões necessárias) 
· Aceda à App Multicare Vitality de 2 em 2 dias para que a sua atividade física sincronize automaticamente. 

Não se esqueça de dar as devidas permissões para que o emparelhamento seja feito com sucesso.​​​

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Não tenho um smartwatch, como posso registar a minha atividade física?
Caso não tenha um smartwatch, vamos contabilizar os seus os passos, mas para isso deve emparelhar a App Multicare Vitality com o seu telemóvel. Instale e utilize uma das seguintes Apps: App Saúde (IOS), App Samsung Health (Samsung), ou Google Fit (outros Android).​
Só consigo ver passos, não consigo passar registos do ritmo cardíaco. O que se passa?
Consulte a tabela disponível na pergunta "Que dispositivos e aplicações posso utilizar para sincronizar atividade física?" e verifique se o seu smartwatch permite a leitura do seu ritmo cardíaco. Caso permita e não consiga ganhar pontos por ritmo cardíaco, entre em contacto connosco por e-mail vitality@multicare.pt ou através do telefone 217 948 834.
7. BENEFÍCIO SMARTWATCH (COMPRA DE RELÓGIO NA APP)
O que é o benefício smartwatch?
Através da App Multicare Vitality pode adquirir um smartwatch (Apple ou Garmin) para que possa usufruir ainda de mais benefícios. Após a compra do seu smartwatch na App, é-lhe atribuído um objetivo mensal de pontos que ao cumprir, todos os meses ao longo de 2 anos, lhe permite recuperar, em FidCoins, o valor do smartwatch até 300€/em FidCoins (150€/em FidCoins/ano).​
Como funciona o Benefício Smartwatch? Vou ter um novo objetivo?
O objetivo mensal ficará disponível no dia 1 do mês seguinte à compra e as FidCoins ganhas são entregues entre o dia 8 e 15 de cada mês. 
Exemplo: Vamos supor que adquiriu smartwatch Garmin no valor de 300€, através da App Multicare Vitality
· Se fizer entre 0 e 1499 pontos, no mês, recebe como recompensa mensal 0 Fidcoins;
· Se fizer entre 1500 e 1999 pontos, no mês, recebe como recompensa mensal 313 Fidcoins;
· Se fizer entre 2000 e 2999 pontos, no mês, recebe como recompensa mensal 626 Fidcoins;
· Se fizer mais de 3000 pontos, no mês, recebe como recompensa mensal 1251 Fidcoins;

 A recompensa mensal em FidCoins, varia consoante o valor do relógio adquirido até ao limite de 300€/em FidCoins.
​​
Se não cumprir 1 mês de atividade, perco o benefício?
Não. No mês em que não cumprir o objetivo, não recebe a recompensa mensal em FidCoins, mas pode continuar a receber nos meses seguintes.​
Posso comprar um smartwatch Garmin ou Apple numa loja física e usufruir do benefício?
Não, para usufruir do benefício smartwatch terá de adquiri-lo através da App Multicare Vitality.​​
Como comprar um smartwatch e ser recompensado?
Na App Multicare Vitality
· Aceda ao separador Recompensas > Escolha o cartão Apple ou Garmin (conforme o seu sistema operativo) e compre o seu Smartwatch.
· Pague a totalidade do valor no momento da compra.
​· Se cumprir os objetivos mensais, pode receber o valor total (até 300€/em FidCoins) em 24 meses.

Posso adquirir um smartwatch que custe mais de 300€?
Sim, contudo, só poderá recuperar o valor do smartwatch até 300€/em FidCoins em 2 anos.​
Com que frequência posso comprar um novo equipamento e usufruir do benefício? Posso adquirir mais que um relógio de uma só vez?
O benefício é válido na aquisição de um único smartwatch através da App Multicare Vitality a cada 2 anos​.
Durante os 2 anos do benefício, tenho de manter o(s) seguro(s) ativo(s)?
Sim. Para utilizar a App Multicare Vitality tem de ter em vigor um seguro de saúde Multicare ou um seguro de Vida Fidelidade que dê acesso ao Programa.​
O que acontece se perder o meu smartwatch?
Se cumprir os seus objetivos de atividade física (semanais e mensais), continua a receber as FidCoins, de acordo com os objetivos alcançados. Se perder o seu smartwatch terá de aguardar o tempo em falta para cumprir os 24 meses e poder comprar um novo relógio. No entanto, se continuar a cumprir os seus objetivos (semanais e mensais), continua a receber as suas FidCoins. Os objetivos dependem da sua atividade física, não do dispositivo que utiliza para contabilizar a mesma​.
8. AVALIAÇÕES DE SAÚDE
Em que consiste a Avaliação de Saúde?
A Avaliação de Saúde é composta por seis questionários (Atividade física, Nutrição, Dados de saúde, Bem-estar mental, Álcool e Tabaco e Sono) que avaliarão o estado da sua saúde tendo por base as suas respostas. 
O resultado deste questionário irá determinar a sua idade Vitality, a sua Idade Futura, ajudando-o(a) a definir quais as suas prioridades para que possa melhorar os seus resultados e ter uma vida mais saudável. 
Quantos pontos obtenho por completar a Avaliação de Saúde e a Avaliação de bem-estar mental?
Por completar a sua Avaliação de Saúde recebe 2.500 pontos (1 vez por ano, o seja, em cada anuidade Vitality). No entanto, pode alterar as suas respostas sempre que pretender, mas, não serão atribuídos pontos. 
Pelo preenchimento da Avaliação de Saúde Mental, recebe 375 pontos. Esta avaliação pode ser preenchida 2 vezes por ano, com intervalo de 6 meses, e por isso receber no total 750 pontos. 
Os pontos destas 2 avaliações contribuem para o seu Status Vitality.
As minhas respostas podem contribuir para ter um aumento no preço que pago pelo meu seguro?
Não, toda a informação que coloca na App Multicare Vitality é confidencial e não pode ser utilizada para outros fins para além dos indicados na informação sobre Proteção de Dados Pessoais do Programa Vitality.​
9. INDICADORES DE SAÚDE E EXAMES MÉDICOS
Quais são os indicadores de saúde e exames médicos que devo registar?
Pode registar 5 indicadores de saúde: Índice de Massa Corporal (IMC), perímetro da cintura, glicémia, tensão arterial e colesterol. Todos os registos devem estar validados por um profissional de saúde e incluir a data de realização. Se preferir, imprima o formulário disponível na App Multicare. 
Aconselhamos a verificar se o seu Seguro Multicare incluí a cobertura de Medicina Preventiva e se incluir, a utilizar a autorização que lhe foi enviada para realizar este rastreio sem custos adicionais.  
Os exames médicos variam conforme género e idade (consulte na App Multicare Vitality em "Para si" > "Ganhe pontos" > "Prevenção" >" Exames e vacinas" > Verifique os exames e vacinas disponíveis para si conforme o género e idade).
​​ ​
Quantos pontos ganho ao registar os meus indicadores de saúde e os exames médicos?
Pode acumular até 15.000 pontos pelo registo dos indicadores de saúde.
Por cada indicador pode ganhar até 3.750 pontos (1.250 pontos pela realização + 2.500 pontos se estiver dentro dos parâmetros considerados saudáveis), consulte na App Multicare Vitality em "Para si" > "Ganhe pontos" > "Prevenção" >" Indicadores de Saúde" > "Como funciona").
Pelo registo dos exames médicos, pode ganhar até 3.000 pontos (1.000 pontos por cada exame).
​​​ ​​
Como posso fazer prova dos meus indicadores e exames?
Para os Indicadores de Saúde, deverá anexar um comprovativo das medições efetuadas por um profissional de saúde (médico/enfermeiro/farmacêutico), com a identificação do profissional, devidamente assinado, com a data de realização dos exames e o seu nome.

Verifique na App Multicare Vitality o documento modelo em "Para si" > "Ganhe pontos" > "Prevenção" >" Indicadores de Saúde" > "Descarregar PDF Indicadores de Saúde") que poderá ser usado como modelo para submissão destes indicadores e que serve de comprovativo, se cumprir todos os requisitos enunciados.
No caso dos Exames Médicos, apenas precisamos que comprove que realizou os exames, devendo cumprir os mesmos requisitos solicitados para os Indicadores de Saúde, mas sem necessidade de envio de resultados.​

Em alternativa, poderá tirar fotografia e fazer upload na App Multicare Vitality, desde que o comprovativo cumpra os requisitos acima mencionados.
​​​ ​​
Porque não me aparece a opção de registar vacinas?
O registo de vacinas só está disponível para membros com 60 ou mais anos.​
Posso alterar os valores dos meus indicadores?
Pode alterar as vezes que desejar, desde que envie o comprovativo que cumpra os requisitos indicados na pergunta, “Como posso fazer prova dos meus indicadores”. Contudo, por cada indicador de saúde poderá receber um máximo de 3.750 pontos por ano.​
Qual a validade dos meus exames e análises?
Pode utilizar resultados realizados nos últimos 6 meses.
​​​​
Posso fazer upload dos comprovativos do meu peso e altura registados numa farmácia?
Sim, desde que se encontrem devidamente assinados, identificados e carimbados por um profissional de saúde.​
Não consigo selecionar no calendário da App, a data da realização dos meus indicadores de saúde e/ou exames
Poderá registar os seus indicadores de saúde e/ou exames realizados até 6 meses a partir do dia do registo na App Multicare Vitality. 
Em caso, de impossibilidade deverá entrar em contacto connosco por e-mail vitality@multicare.pt ou através do telefone 217 948 834. ​
​ ​
Aumentei de peso e tenho um IMC superior a 25 – não recebi os pontos todos. Se emagrecer posso receber mais pontos?
Caso atinja um IMC inferior a 25, ou um perímetro abdominal inferior a 80cm (mulheres) ou 94cm (homens) atingirá mais pontos. Basta fazer upload do novo comprovativo.​
Com que periodicidade posso receber pontos pelos Indicadores de Saúde e Exames Médicos?
Todos os anos, deverá registar os seus Indicadores de Saúde, desde que tenham sido realizados nos últimos 6 meses. No caso dos exames médicos, a periodicidade é superior, verifique na tabela abaixo de quanto em quanto tempo e que exames deverá realizar.

NOME DO EXAME

DESTINATÁRIO

IDADE PERIODICIDADE

Consulta de Medicina Geral e Familiar

M/F

Todas 2 em 2 anos

Rastreio de anemia (Hemograma)

M/F

Todas 3 em 3 anos

Rastreio da função renal

M/F

Todas 3 em 3 anos

Rastreio do cancro colorretal

M/F

+50 anos 3 em 3 anos
Vacina da Gripe M/F +60 anos Todos os anos
Rastreio do vírus do papiloma humano F +21 anos 5 em 5 anos
Rastreio Papanicolau F +21 anos 3 em 3 anos
Mamografia F +45 anos 2 em 2 anos
Consulta de Urologia M +50 anos 2 em 2 anos

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As minhas respostas podem ter impacto no aumento do valor que pago pelo meu seguro?
Não, toda a informação colocada na App Multicare Vitality é confidencial e não pode ser utilizada para outros fins além dos contemplados na Política de Privacidade do Programa Vitality. ​​
10. A MINHA SAÚDE
O que é a idade Vitality? Como é calculada?
A sua Idade Vitality mostra o quão saudável está em comparação com a sua idade real.
Esta idade pode ser inferior ou superior à sua idade real, consoante as suas escolhas de vida estejam a beneficiar ou a prejudicar a sua saúde.
O cálculo tem em conta vários fatores de risco associados às suas escolhas de vida (como a atividade física, a alimentação e o tabagismo) e aos resultados metabólicos (como o colesterol, a glicemia e a tensão arterial).
O sistema avalia os seus riscos e estima quantos anos deverá viver com boa saúde. Utilizando a base de dados do Global Burden of Diseases compara o seu tempo de vida saudável com a média de pessoas da mesma idade, sexo e região geográfica.
Assim, se a sua Idade Vitality for igual à sua idade real, a sua esperança de vida saudável está na média. Se for inferior, significa que as suas escolhas de vida podem prolongar o seu tempo de vida para além da média.
Com que frequência é calculada a minha idade Vitality?
Sempre que completar a avaliação de saúde a sua idade Vitality será recalculada. Receberá pontos uma vez por anuidade Vitality, mas, poderá atualizar a suas respostas sempre que quiser. 
A sua idade Vitality será automaticamente recalculada assim que receber as suas respostas mais recentes. 
Porque é que a minha idade Vitality não baixou instantaneamente quando me declarei não fumador, após ter deixado de fumar?
Quando se deixa de fumar, há benefícios imediatos e significativos para a sua saúde. No entanto, há um fator temporal importante envolvido na redução do risco de exposição anterior ao tabaco, considerado no cálculo da idade Vitality. 
O risco começará a reduzir-se após 2,5 anos após deixar de fumar. Até que a sua idade Vitality diminua, não perca de vista o importante passo que deu para viver uma vida mais longa e saudável.
Como é determinada a minha prioridade de saúde Vitality?
A sua prioridade de saúde Vitality é determinada pelo fator de risco mais elevado, ou seja, aquele que mais reduz o seu tempo de vida saudável. Este é o fator em que deve focar-se para melhorar a sua saúde no futuro.
Contudo, existe uma exceção para a gravidez. Se indicou que está grávida na avaliação de saúde, a sua prioridade de saúde durante este período será concentra-se numa gravidez saudável.
O que é a idade Futura? Como é calculada?
A sua idade futura indica quantos anos pode acrescentar ao seu tempo de vida saudável se todos os seus fatores de risco forem melhorados. 

Este valor mostra a diferença entre o seu tempo de vida saudável atual e o máximo que pode ser alcançado. Tem também em conta que algumas doenças, como a diabetes, e certos comportamentos, como fumar, não são totalmente reversíveis, por isso o ganho potencial de saúde é ajustado em conformidade.
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11. FIDCOINS E LOJA FIDELIDADE
O que são FidCoins?
FidCoin é a moeda digital do Programa Vitality com que o recompensamos e que poderá utilizar para comprar vouchers nos diferentes parceiros, como o Pingo Doce, Celeiro, a Decathlon, Farmácias Portuguesas, Netflix, Spotify, entre outros, disponíveis na loja Fidelidade. As FidCoins têm a validade de 365 dias após a atribuição.​
Onde e como posso consultar as FidCoins disponíveis?
No botão "trocar" na Home ou no separador "Recompensas", em “Gaste as suas FidCoins” e troque-as na loja Fidelidade.​
O que acontece se um produto, comprado através de um voucher, deixar de estar disponível?
Se o produto que comprou deixar de estar disponível e não for possível processar o pedido, efetuaremos o reembolso das FidCoins. Contacte-nos por e-mail vitality@multicare.pt ou através do telefone 217 948 834,​
Perdi o e-mail com as instruções para troca do voucher (ou não recebi o e-mail). O que posso fazer?
Consulte a secção “Histórico de FidCoins” na Loja Fidelidade através da App Multicare Vitality ou, em alternativa consulte os vouchers trocados na versão Desktop em My Fidelidade > Área de Cliente My Fidelidade > Insira as suas credências (as mesmas de acesso à App Multicare Vitality)> por baixo do seu nome, clique em “X FidCoins Disponíveis” > Trocar FidCoins > Os meus incentivos e aceda ao seu voucher.​
12. PONTOS E STATUS VITALITY
Qual é a diferença entre Pontos e FidCoins?
Ganha pontos pela atividade física que realizou, pelas avaliações que preencheu (Saúde e Saúde Mental), por ter assinado a Declaração de Não Fumador e ainda por ter inserido os seus Indicadores de Saúde e feito prova dos Exames Médicos realizados. Todos os pontos contribuem para aumentar o seu Status Vitality e com base no seu Status ter uma recompensa anual.
Por outro lado, recebe FidCoins ao cumprir os seus objetivos de atividade física (semanais e mensais) e objetivo de estilo de vida. Se for Utilizador através de um seguro Empresa, a sua recompensa anual também será em FidCoins.
O que é o status Vitality? Como ganho pontos para aumentar o meu Status Vitality?
Para consultar o seu status, basta ir ao topo do ecrã inicial e clicar no separador "Status". Todos os membros iniciam o programa Multicare Vitality no status "Bronze" e à medida que acumulam pontos, vão evoluindo para Prata, Ouro e finalmente Platina. Quanto maior for o status Vitality, maior será a sua recompensa anual – consulte o separador "Recompensas" > "Recompensas por status" e saiba mais.
Para aumentar o seu status Vitality, por anuidade pode ganhar pontos através das seguintes atividades
· Realização e sincronização da sua atividade física – até 20.000 pontos;
· Preenchimento dos indicadores de saúde (validados por um profissional de saúde) – até 15.000 pontos;
· Realização e registo de exames médicos (validados por um profissional de saúde) – até 3.000 pontos;
· Preenchimento da Avaliação de Saúde – 2.500 pontos;
· Preenchimento da Avaliação de Bem-estar Mental – 750 pontos;
·​ Preenchimento da Declaração Não Fumador – 1.500 pontos

Até atingir esses patamares, todos os pontos ganhos irão contribuir para evoluir no seu status Vitality.
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Como verifico se os meus pontos Vitality estão atualizados?
Sempre que quiser pode consultar os seus pontos através da App Multicare Vitality acedendo ao separador “Perfil”> “Histórico de pontos”. O tempo de atualização pode variar, mas os seus pontos deverão ficar refletidos na App, até 48h após a realização da atividade física ou resposta aos questionários de saúde.​
Voltei ao status Bronze e estava quase a atingir o Status Platina, o que se passou?
Ao renovar a sua anuidade Vitality, o seu Status de pontos regressa a Bronze, podendo em algumas situações apenas manter os pontos ganhos com os Exames Médicos em anuidades anteriores. Desafiamo-lo a recuperar o Status da anuidade anterior ou a superar-se caso não tenha conseguido chegar a Platina – preencha as avaliações, os indicadores de saúde e continue a cumprir os seus objetivos de atividade física!​​
13. BÓNUS ANUAL
O que são recompensas adicionais?
Se for cliente de um seguro individual, o seu status Vitality permite-lhe receber recompensas adicionais, com o bónus no prémio do seguro da anuidade seguinte. Se for pessoa segura num seguro de grupo disponibilizado pela sua empresa, na data aniversário do seu registo na App Multicare Vitality, será recompensado com a atribuição de FidCoins extra.​
Como são aplicadas as recompensas adicionais?
Quanto mais alto for o seu status Vitality, no momento do cálculo do bónus do seguro, maior será a sua recompensa.
Se tiver um seguro individual, o bónus do seguro é calculado anualmente, 60 dias antes da renovação do seguro. O bónus incidirá sobre o prémio comercial.
Se for pessoa segura num seguro de grupo da empresa, a recompensa será calculada na data de renovação da inscrição no programa Multicare Vitality. A recompensa será atribuída em FidCoins 15 dias após a data de renovação da inscrição no programa, para utilização na loja Fidelidade.

STATUS

PONTOS

BÓNUS NO SEGURO (PARTICULARES)

Bronze

0

0%

Prata

1000

5%

Ouro

2000

10%

Platina

3000

15%

Terminei a anuidade com o status Platina, mas o bónus que recebi corresponde à recompensa adicional de Ouro. Porquê?
Se tiver um seguro individual, o bónus do seguro é calculado anualmente, 60 dias antes da renovação do seguro, logo, o bónus a ser aplicado no seu prémio anual de seguro é referente ao Status Vitality que tinha 60 dias antes da renovação da sua anuidade.
Em caso de dúvida contacte-nos via email para vitality@multicare.pt ou através do telefone 217 948 834.​​