FBPixel
Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.
MyFidelidade App

Saúde nas Crianças

Febre infantil: quando ir ao médico?

A febre é um dos sintomas mais comuns na infância. Saiba o que fazer quando surge e quando deve levar o seu filho ao médico.


 

A febre não é uma doença mas um sintoma de que o organismo está a combater uma infeção que pode ser de origem viral ou bacteriana. 

«Quando o organismo deteta uma infeção ou outra doença, o cérebro responde, aumentando a temperatura corporal para ajudar a combater o problema», esclarece a Academia Americana de Pediatria. Trata-se, portanto, de um mecanismo de alarme e defesa a que devemos estar atentos, mas que nem sempre justifica a procura imediata de ajuda médica. 


 

Como medir a temperatura 

Até a criança ter meio ano de idade, recomenda-se que a medição seja feita no reto, com um termómetro digital. Em idades mais avançadas, pode ser feita no ouvido ou na axila.

Quando é considerado febre?

* A partir de 38ºC: Se a temperatura for medida no reto ou ouvido.
* A partir de 37,5ºC: Se a temperatura for medida na axila.

O que fazer em caso de febre infantil
Os pais podem pôr em prática estratégias que ajudam a criança a ficar mais confortável, nomeadamente retirar o excesso de roupa. A criança deve ser mantida em repouso e beber líquidos, para evitar a desidratação.
Está, geralmente, indicada a toma de paracetamol, de oito em oito horas. Se a febre voltar quatro horas depois da toma deste medicamento, está indicada a toma de ibuprofeno. Os pais devem ler atentamente a bula da medicação e seguir as suas indicações, adequando, nomeadamente, a dosagem ao peso da criança. Caso a febre se mantenha, pode-se ir intercalando estes medicamentos, de quatro em quatro horas.
 

Tem dúvidas?
Com a Multicare Medicina Online tem à sua disposição uma equipa de médicos de Medicina Geral e Familiar, para consultas, esclarecimento de dúvidas e até prescrição de receitas médicas, em caso de necessidade. Pode também enviar os seus exames para avaliação pela equipa médica. Evite a ida desnecessária às urgências!

Ligue 808 78 24 24 para atendimento na hora ou instale a App Medicina Online e agende a sua consulta.​​  ​​​​​​​​