Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização. Consulte também a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Política de Cookies
MyFidelidade App

Puberdade

O que os pais devem saber
​​​​​

O que é a puberdade?

A puberdade define-se como o processo de transição da idade pediátrica para o adulto.

Este processo inclui o desenvolvimento dos caracteres sexuais, o pico de crescimento e a aquisição da capacidade de reprodução.

Inicia-se por alterações das hormonas circulantes libertadas pelo cérebro, numa idade média de 10-11 anos na rapariga e de 12 anos no rapaz. ​​​

Na rapariga, o primeiro sinal de puberdade é tipicamente o desenvolvimento mamário, seguido pelo aparecimento dos pelos púbicos e axilares e, mais tarde, do primeiro período menstrual (menarca).

No rapaz, o primeiro sinal de puberdade é o aumento do volume testicular, seguido do aumento de tamanho do pénis e do aparecimento dos pelos púbicos e axilares.

​​​​​

Quais as principais alterações que acontecem na puberdade?

O cérebro contém duas áreas muito importantes na produção hormonal: o hipotálamo e a hipófise. Quando a puberdade começa, a hipófise produz duas hormonas conhecidas como gonadotrofinas (FSH e LH) que vão dar origem a todos os processos hormonais e de transformação do corpo da criança que ocorrem neste período.

As gonadotrofinas atuam no testículo do rapaz para a produção do esperma no ovário da rapariga para a produção de óvulos. Os testículos e os ovários começam então a libertar altos níveis das suas próprias hormonas, as hormonas sexuais, que são as responsáveis pelas modificações sexuais masculinas e femininas.

A hormona sexual masculina mais importante é a testosterona, a qual leva ao aumento do tamanho do pénis e dos testículos, aparecimento de pelo corporal, barba, voz grave e desenvolvimento muscular. ​​​

A hormona sexual feminina mais importante é o estradiol, que se traduz no desenvolvimento mamário, aumento do tamanho do útero e início do ciclo menstrual.

É importante que todas estas modificações da puberdade se adquiram numa idade adequada, o mais habitual após os 9 anos na rapariga e após os 10 anos no rapaz.

Na puberdade normal, estas alterações ocorrem gradualmente durante um determinado período, habitualmente durante 2 a 3 anos na rapariga e 3 a 4 anos no rapaz, até a puberdade estar completa. Nessa altura, o adolescente já quase terá atingido a sua estatura final.

​​​​​

Quando se considera que uma Puberdade é Precoce?

A Puberdade Precoce acontece quando todo este processo hormonal se desenvolve antes do esperado para a idade e sexo. Deste modo, a Puberdade Precoce define-se classicamente como o aparecimento dos caracteres sexuais secundários antes dos 8 anos na rapariga e antes dos 9 anos no rapaz.

Se a puberdade se inicia entre os 8-9 anos na rapariga e entre os 9-10 anos no rapaz, este processo denomina-se uma Puberdade Avançada, e a criança deverá ser sempre avaliada pelo seu médico assistente.

O aparecimento de pelo púbico e axilar, odor corporal e acne surgem habitualmente após o início da puberdade. No entanto, em algumas crianças estes sinais poderão aparecer antes dos outros caracteres sexuais, mas se tal acontecer antes dos 8 anos na rapariga e antes dos 9 anos no rapaz deverão ser sempre valorizados e avaliados. ​​​

​​​​​

Qual o tratamento específico para uma puberdade precoce?

Quando a criança tem a suspeita de Puberdade Precoce deverá ser referenciada para uma Consulta de Endocrinologia Pediátrica.

As causas de uma Puberdade Precoce são múltiplas e irão ser avaliadas durante a consulta. O diagnóstico passa pela realização de exames complementares de diagnóstico, tais como análises hormonais e exames de imagem (Radiografia para avaliar a Idade Óssea, ecografia, etc.), de acordo com a clínica e idade da criança.

Se se confirmar o diagnóstico de Puberdade Precoce, os pais serão aconselhados a iniciar terapêutica. O tratamento é baseado na interrupção de toda a cascata hormonal, mediante injeções mensais ou trimestrais, de modo que a puberdade seja travada e que só ocorra mais tarde já numa idade adequada para a criança. ​​​

As crianças com uma Puberdade Precoce não tratada poderão vir a ter uma baixa estatura na idade adulta. O objetivo major do tratamento é que estas crianças atinjam uma estatura final adequada, dentro do intervalo genético da estatura familiar esperada.


Quando se considera que uma Puberdade está atrasada?

Uma Puberdade Tardia define-se pela ausência dos caracteres sexuais secundários após os 13 anos na rapariga e após os 14 anos no rapaz. ​​


Qual é o tratamento específico para uma Puberdade Tardia?

Quando a criança tem a suspeita de Puberdade Tardia deverá ser referenciada para uma Consulta de Endocrinologia Pediátrica.

As causas de uma Puberdade Tardia são múltiplas e deverão ser avaliadas. A causa mais comum, principalmente no rapaz, é o Atraso Constitucional de Crescimento e Maturação, que é acompanhado por uma baixa estatura.

O diagnóstico de uma Puberdade Tardia passa pela realização de exames complementares de diagnóstico, tais como análises hormonais e exames de imagem (Radiografia para avaliar a Idade Óssea, ecografia, etc.), de acordo com a clínica e idade da criança. ​​​

De acordo com diagnóstico da Puberdade Tardia, poderá ou não haver necessidade de instituir terapêutica para que a puberdade se inicie e se desenvolva.

Nos rapazes, o tratamento apropriado para iniciar o desenvolvimento dos caracteres sexuais é a testosterona. Este tratamento é iniciado com doses baixas de testosterona, mediante uma injeção mensal, com aumento gradual da dose á medida que a puberdade evolui durante 3 a 4 anos. O objetivo é fazer com que todas estas modificações aconteçam a uma velocidade normal.

O tratamento com testosterona irá aumentar o tamanho do pénis, estimular o aumento de pelo corporal e a frequência das ereções. Dependendo da etiologia da Puberdade Tardia, poderá ou não existir alteração no volume dos testículos.

Nas raparigas, o tratamento apropriado para iniciar o desenvolvimento dos caracteres sexuais é o estrogénio. Este tratamento é administrado inicialmente em baixas doses, com aumento progressivo á medida que a puberdade evolui, através de pensos transdérmicos durante 3 a 4 anos. Numa determinada fase do tratamento é adicionada terapêutica com progesterona, que vai induzir o iníc io dos ciclos menstruais.


Autoria: Dr. Nuno Carvalho | Médico Pediatra



Como a Multicare pode ajudar?

A Multicare disponibiliza uma nova oferta de serviços Saúde da Mulher. Acreditamos que o período da puberdade traz desafios, pelo que disponibilizamos a Consulta da Puberdade​ para que possa esclarecer com um médico especialista quaisquer questões relacionadas com a adolescência. Este programa é realizado através da Medicina Online, sem deslocações nem custos adicionais. ​